Sobre a FPA





 FICM 37º EUROCC  PORTUGAL 2014
Ver em: http://fpa37eurocc.wix.com/37-eurocc







A Federação na  FICM



Ver directamente no site da FPA 36º EUROCC - FICM



Estatutos da Federação.

Os estatutos podem ser lidos em Portal da Justiça.



Aqui podem consultar públicamente: http://publicacoes.mj.pt/Pesquisa.aspx ou aqui
http://www.fpa-autocaravanismo.pt/#!__estatutos

No O Publico hoje 21-07-2011.

Primeira federação de auto-caravanismo quer acabar com algumas "injustiças"
21.07.2011 - 17:20 Por Lusa


Os mais de quatro mil amantes do auto-caravanismo em Portugal contam desde há um mês com a primeira federação da modalidade, que promete lutar junto das autarquias para acabar com algumas “injustiças”, disse hoje o seu presidente.



“Vamos procurar junto do poder público que nos considerem parceiros para conversarmos acerca de algumas injustiças”, afirmou José Pires à agência Lusa.

José Pires referia-se a regras impostas por algumas autarquias que afastam os auto-caravanistas das regiões, o que “acaba por prejudicar o comércio local”.

“Odemira, por exemplo, proíbe a pernoita de uma auto-caravana. Tem de haver regras de acolhimento e não de afastamento, porque nós não somos um turismo sazonal e levamos benefícios para os comerciantes locais”, defendeu.

“Somos um segmento de turismo importante”, acrescentou.

O presidente da Federação Portuguesa de Auto-caravanismo (FPA) considera que devem ser criadas infra-estruturas de acolhimento que incluam áreas de serviço, zonas de estacionamento e permissão para estarem parados 48 horas, de forma a que possam visitar os locais.

José Pires disse ainda que as autarquias também poderiam disponibilizar nessas infra-estruturas divulgação cultural das respectivas regiões.

Afirmando não existir um levantamento oficial do número de auto-caravanistas em Portugal, o presidente da FPA afirma que “andam em circulação, seguramente, mais de quatro mil”, número que tende a aumentar.

“O auto-caravanismo tem vindo a crescer com valores na ordem dos 20 por cento ao ano”, disse.

A FPA nasceu a 20 de Junho, conta com três clubes associados e surgiu da necessidade que alguns praticantes da modalidade sentiram de promover, defender e divulgar o auto-caravanismo.


Fonte: O Publico